Uma das etapas previstas que antecede o início das operações do SIM Caxias, marcado para o dia 16, ocorreu na manhã desta sexta-feira para sanar dúvidas dos caxienses. A imprensa de Caxias do Sul foi convidada a percorrer o sistema, conhecer os novos ônibus e as Estações Principais de Integração (EPIs).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Quem comandou o encontro foi o secretário de Trânsito Manoel Marrachinho, acompanhado de representantes da Viação Santa Tereza (Visate). Os convidados saíram do Desvio Rizzo, na parada que fica na frente do Shopping Martcenter, embarcando em um ônibus alimentador, identificado com a cor azul. Dali, seguiram até a estação Floresta, onde desceu da viatura e entrou em um coletivo troncal, que percorreu todo o Centro via Sinimbu, com desembarque final na estação Imigrante. Houve simulação de uma única parada no trajeto de ida, na esquina da La Salle. No trajeto normal, são sete paradas.
INFO: veja onde cada ônibus vai parar e quais linhas passam pelos pontos
Para cruzar o Desvio Rizzo até a estação Imigrante, no fim da Sinimbu, foram 27 minutos. O secretário garante que há ganho de tempo.
- O principal ganho é de quem sairá do bairro para o Centro, e quem está na estação esperando ônibus. Com frequência maior de circulação, a cada 4 minutos um ônibus deixa a Estação e segue para o Centro. E a espera dentro de uma estrutura adequada, fechada - avalia o secretário Marrachinho.
Rua Dezoito do Forte terá corredor exclusivo de ônibus em Caxias do Sul
SIM Caxias exige atenção de motoristas e passageiros a partir do dia 16
A estrutura das estações citada pelo secretário de Trânsito é, de fato, mais equipada que as paradas de ônibus convencionais. Há bebedor, banheiros, internet wi-fi e espaço para carregar celulares. Também há segurança: ainda que as estações não sejam completamente gradeadas, guardas municipais se encarregarão de proibir a entrada de pessoas sem pagar passagem. Será possível adquirir passagem com cartão ou dinheiro logo na portaria, passando por catracas. Cada plataforma da EPI tem mapas, placas indicativas e terá a presença de monitores que auxiliarão a tirar dúvidas.
- Além das estações estarem identificadas, cada parada do Centro estará equipada de mapas que indicam quais as linhas que param ali - afirma o secretário.
O ônibus troncal que a imprensa utilizou é um dos 22 adquiridos pela Visate num montante de investimento de R$ 13 milhões. É espaçoso, com capacidade para 174 pessoas, com suspensão dinâmica, o que dá a sensação de que ele dá uma leve subida quando dá partida. Há equipamentos para ventilação no teto e dá a impressão de ser arejado.
Mobilidade
A oito dias do começo do SIM Caxias, imprensa testa serviço
Para cruzar o Desvio Rizzo até a estação Imigrante, no fim da Sinimbu, foram 27 minutos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: