Garibaldi e Carlos Barbosa, cidades com cerca de 30 mil habitantes cada e sem nenhum caso confirmado de dengue, zika vírus ou febre chikungunya, estão dando exemplo a Caxias do Sul e região: conseguiram mobilizar 1.450 voluntários, que vão acordar cedinho neste sábado para participar de um mutirão regional de combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade começa às 8h e prossegue até por volta do meio-dia
A maior mobilização é em Garibaldi, onde 1,2 mil pessoas vão participar do trabalho. Divididas em 24 grupos, elas pretendem visitar cerca de 19 mil residências em toda a cidade. Além de distribuir material informativo sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele, vão verificar se há locais que possam se tornar criadouros como tonéis, garrafas, caixas dágua, pneus e vasos de plantas. Materiais que possam ser descartados serão recolhidos por caminhões da prefeitura.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em Carlos Barbosa, os 250 voluntários, divididos em 32 equipes, irão se espalhar pelos bairros Vila Nova/Vitória, Navegantes, Triângulo, Aurora/Bela Vista, Ponte Seca/Fátima, Aparecida/Dei Fiori, Planalto/Vitoria, Centro, São Paulo/Pone Seca e Imigrantes, além do parque Leandro Guerra e da área verde conhecida como Salvi. Haverá ainda cinco equipes com caminhões e retroescavadeiras da prefeitura para recolher entulhos.
Nos dois municípios foram encontrados focos do Aedes. Em Carlos Barbosa, há cinco notificações de casos suspeitos de dengue/zika vírus. Dois já foram descartados e outros três aguardam o parecer do laboratório. Todos os doentes viajaram a outras regiões do país.
Os voluntários que vão combater o mosquito em Garibaldi e Carlos Barbosa estarão usando coletes laranjas identificados com o logo da campanha. Para evitar que a população se recuse a recebê-los, as prefeituras reforçaram a divulgação do mutirão na imprensa e por meio de carros de som.
Em caso de chuva, o mutirão regional será transferido para o próximo sábado, 19 de março.
Saúde
Garibaldi e Carlos Barbosa se unem para eliminar o mosquito Aedes aegypti
Mutirão regional contará com a participação de 1.450 voluntários nos dois municípios
GZH faz parte do The Trust Project