Em período de recessão econômica e que acumula desligamentos em diversos segmentos da indústria caxiense - além da quebra de 65% da colheita da principal fruta do evento, a Festa da Uva comemora o lucro de R$ 2,2 milhões. O número foi apresentado para comunidade na manhã desta terça-feira pelo presidente Edson Néspolo, acompanhado do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Ao que tudo indica, a equipe acumula razões para comemorar o desempenho da 31ª edição: ainda que não tenha alcançado o público esperado de 1 milhão de pessoas, o resultado final chegou perto disso: foram 941 mil visitantes, 692.214 deles nos Pavilhões.
- Em ano de crise, é louvável obtermos estes índices. Nós colhemos muitos frutos da última festa e tivemos uma quantidade de patrocinadores que é a maior da história. Isso foi possível pelo nome da Festa da Uva. E assim como as outras deixaram, vamos deixar um legado que vai ser muito fácil vender a próxima - define Néspolo.
Ainda que o presidente reitere que não há fórmula secreta para obter o lucro superior a R$ 2,2 milhões em época de crise econômica, algumas novidades se mostraram eficientes: a programação de shows em dias da semana, elevando o fluxo de visitantes de 3 mil para 10 mil pessoas por dia, a arrecadação de patrocínio expressivo, busca de apoio do município para investimento em obras de infraestrutura e mobilidade, o engajamento de cidades vizinhas na comemoração dos 140 anos da imigração italiana, entre outros itens. Outra estatística importante comemorada pela organização é que o índice de satisfação do visitante alcançou 95,1% - na edição anterior, a estatística divulgada foi pouco maior, de 97%. Em maioria expressiva, o público é composto por caxienses, maioria mulheres com escolaridade de Ensino Médio e idade entre 37 e 38 anos.
- Uma das nossas maiores conquistas foi trazer público mais jovem para a festa. Em outras edições, ele costumava ter acima de 40, 50 anos - avalia Néspolo.
A próxima edição da Festa da Uva ocorre de 22 de fevereiro a 11 de março de 2018.
Números
Balanço geral
Festa da Uva de 2016 tem lucro de R$ 2,2 milhões e público de 941 mil pessoas
Edição comemora índice de satisfação de 95,1% dos visitantes
GZH faz parte do The Trust Project