A 31ª edição da Festa da Uva foi aberta oficialmente na tarde desta quinta-feira. A cerimônia contou com as presenças de autoridades, como o Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho. O ato teve início por volta das 16h40min, no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva).
INFO: confira a programação completa, guia de serviços, mapa dos Pavilhões e atrações extras
O primeiro a se pronunciar na abertura oficial foi o presidente da Festa, Edson Nespolo. Ele destacou em seu discurso o caráter comunitário do evento:
- Na Festa não tem partido político, o interesse comum prevalece acima de tudo.
Plácido consagra trio de soberanas durante o desfile da Festa da Uva
Em seguida, o prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho, destacou que a Festa nasceu num momento adverso da economia, com a crise financeiro de 1929 e a revolução de 1930:
- Temos que festejar, mesmo diante do cenário nebuloso. Foi assim que a festa nasceu. Festa e manutenção dos nossos compromissos não são excludentes. Ambos são âncoras da sanidade coletiva - salientou o prefeito.
Primeiro desfile na Plácido de Castro, em Caxias do Sul, agrada
Representando o governo federal e a presidente Dilma Rousseff, o ministro Miguel Rosetto repassou o agradecimento de Dilma à mãe da princesa Patrícia Piccoli Zanrosso, que colheu as uvas que ela degustou no dia que a comitiva visitou o governo federal. O ministro anunciou ainda que o governo vai reduzir a alíquota do IPI do vinho de 10% para 6% e 5% e também ressaltou que está trabalhando na direção de corrigir a falta de subvenção federal no pagamento do seguro agrícola aos fruticultores.
O governador do Estado e ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori, foi a última autoridade a ocupar o púlpito:
- A Festa da Uva é uma volta pra casa. Há uma inspiração humana aqui. O evento nunca se dobrou diante das dificuldades - destacou o governador.
Sartori também destacou a homenagem para Valter Gomes Pinto, que deu nome para a nova rótula dos Pavilhões. Ele acredita que toda ajuda que o empresário deu à Festa foi "imortalizada".
Considerada umas das maiores festas comunitárias do país, a Festa Nacional da Uva de Caxias segue até dia 6 de março. O primeiro desfile cênico está marcado para ocorrer também nesta quinta-feira, às 20h, na Rua Plácido de Castro, se o clima ajudar.