Um levantamento do Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul aponta que a Região Uva e Vinho foi a única do Estado a ampliar a participação na lista de destinos turísticos ofertados por 26 operadoras pesquisadas na comparação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015. O número pulou de 30 para 37. O crescimento de 25% se refere a opções em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul e Monte Belo do Sul. Enquanto isso, Região das Hortênsias se manteve estável, com 39 ofertas, e os Campos de Cima da Serra tiveram redução de seis para quatro. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Para se ter uma ideia da importância da Serra para o turismo gaúcho, vale ressaltar um dado: dos 12 municípios que apareceram em listas de operadoras em dezembro do ano passado, nove ficam na região. Gramado está no topo do ranking, constando como opção para 18 empresas. A segunda colocada é a vizinha Canela, seguida por Bento Gonçalves.
Uma das conclusões do relatório é que os municípios que compõem as regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, ao lado de Porto Alegre, são destinos consolidados porque mantêm a regularidade de oferta o ano inteiro. O diretor de Turismo do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Filho, ressalta que o produto turístico da Serra Gaúcha é resultado de planejamento aliado a boas opções e à infraestrutura.
Das oito regiões do Estado que aparecem nos levantamentos realizados junto aos sites das operadoras de dezembro de 2014 a dezembro de 2015, as três que compõem a Serra Gaúcha - Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra - também aparecem como as mais disponibilizadas. Somadas, elas correspondem a 89% da oferta.