O cruzamento das ruas Pinheiro Machado e Garibaldi, no centro de Caxias, não vai mais ser liberado ao trânsito nesta quinta-feira como estava previsto. Segundo o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, uma reunião quarta-feira entre técnicos da empresa e da secretaria definiu que o desbloqueio seria de forma provisória até o ponto passar por recapeamento. Dessa forma, uma base asfáltica seria aplicada nesta quinta para nivelar o pavimento entre o concreto e o asfalto existente. As informações são da Gaúcha Serra.
Tire dúvidas sobre as principais mudanças do SIM Caxias
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Pela manhã, equipes da empresa Dalfovo, responsável pela obra chegaram a iniciar escavações para preparar a base. Pouco depois das 11h, no entanto, a chuva se intensificou e os trabalhos foram suspensos. Conforme o gerente da Dalfovo que estava acompanhando a obra, Jairo Dalfovo, o prazo não pode ser cumprido porque a umidade não permite a aplicação do asfalto.
Depois do nivelamento e da liberação provisória, o cruzamento deve receber a camada asfáltica definitiva, o que deve levar entre três e quatro dias. O trânsito deve ficar em meia pista, principalmente na Rua Pinheiro Machado.
Depois do recapeamento, o cruzamento vai ganhar a nova sinalização. O restante da via e também a Sinimbu já receberam a maior parte da pintura. Para fevereiro, está prevista a pintura do corredor do ônibus da Sinimbu e a colocação das novas placas no pórticos.
Já o início da operação do sistema troncalizado do transporte coletivo ainda depende de alguns trâmites. Entre eles estão o PPCI das estações de transbordo e a readequação de canteiros e sinalização nos acessos dos terminais. A maior parte dos ônibus adquiridos para o sistema já foi entregue. Segundo o secretário, faltam apenas os veículos articulados que vão operar a linha troncal, previstos para serem entregues até o final de fevereiro.