A revitalização da Júlio de Castilhos, principal avenida de Caxias do Sul, avança com a retirada dos postes verdes, iniciada na semana passada. O trabalho é executado pela prefeitura, a partir da Praça Dante Alighieri em direção ao bairro Lourdes. Cerca de 20 já foram removidos. Os itens são decorativos, mas também ajudavam a iluminar a via. Não serão instalados outros no lugar dos suprimidos.
Os postes serão reformados e transferidos para os arredores da Praça Dante, onde já há postes verdes, e para a quadra em frente ao Hospital Pompéia, entre as ruas Garibaldi e Marechal Floriano.
- Vamos compactar na área central, onde eles conversam com a decoração e não atrapalham a mobilidade - explica o secretário de Obras, Adiló Didomenico.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A prefeitura havia anunciado que as calçadas seriam ajustadas à medida em que os postes fossem retirados, mas as bases de concreto de cerca cinco centímetros em que eles estavam afixados não haviam sido removidas até a tarde desta segunda-feira. O secretário diz que a retirada deve ser feita nos próximos dias.
A revitalização da Júlio, entre a Feijó Junior e a Rua do Guia Lopes, é parceria entre prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além dos postes, devem ser removidos pórticos instalados em esquinas, geralmente decorados no Natal. Segundo Adiló, lixeiras pequenas instaladas próximas a contêineres também devem ser suprimidas.
- Tem pontos onde há poste, lixeira, contêiner, tudo muito junto, coisas que atrapalham a mobilidade. Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade na Júlio -explica.
Revitalização
Postes verdes da Avenida Júlio de Castilhos, em Caxias, são retirados
Eles serão transferidos para os arredores da Praça Dante e para a quadra em frente ao Hospital Pompéia
GZH faz parte do The Trust Project