A 15ª Parada Livre de Caxias do Sul está movimentando o Largo da Estação Férrea, espaço que recebe a festa pela primeira vez. De acordo com a organização, cerca de 4 mil pessoas participavam do evento por volta das 16h30min deste domingo. Um palco com estrutura coberta foi montado para receber mais de 20 apresentações de artistas como transformistas, drags e gogo boys. A festa encerra à noite, com apresentação da cantora Luka.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da Parada Livre em Caxias
Leia as últimas notícias do Pioneiro
- É um público que tem um carinho muito grande por mim, e eu por eles. É uma relação muito espontânea. As letras das minhas músicas falam de uma libertação, de ser quem se é, isso gerou essa identificação. É um público que vibra, é feliz - falou a cantora, antes de subir ao palco.
Neste ano, a Parada Livre deixou de ser organizada na praça Dante Alighieri e mudou-se para o Largo da Estação Férrea. O coordenador da iniciativa, Jair Zauza, explica que a troca não agradou 100%:
- A mudança é boa, mas na praça muitas pessoas que estão circulando acabam ficando
por lá durante a festa, aqui acho que veio só o público mais identificado com a parada mesmo.
Já uma das mestres de cerimônia do evento, a drag queen Valma Classic, apoiou o novo espaço da Parada Livre discursando ao microfone.
- Estamos dentro de um espaço cultural, eu estou adorando! - disse ela.
Bem na primeira fila em frente ao palco, uma animada senhora representava a diversidade do público presente na Parada Livre.
- Desde que começou eu venho para apoiar eles a serem livres - comentou a doméstica Bernardete Rodrigues, 59 anos, que prestigiava a festa junto com o marido e uma amiga.