Oitenta lojistas caminharam no Centro de Caxias do Sul na manhã deste sábado para manifestar-se contra o comércio ilegal. O grupo se concentrou na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, e seguiu até a Praça Dante Alighieri pela Avenida Júlio de Castilhos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Os manifestantes distribuíram flyers orientando as pessoas de que pirataria, contrabando, comércio ambulante irregular, venda online sem arrecadação de tributos, entre outras práticas, só serão extintas quando não houver consumo.
- É um trabalho de conscientização em que não falamos somente dos ambulantes, mas também sobre pirataria, sites, contrabandos e outras práticas que só prejudicam o consumidor. O comércio ilegal não gera renda ou empregos para o país. Também não se preocupa em oferecer garantia - afirma o presidente do Sindilojas Jovem, Luciano Vargas, entidade que organizou o protesto.
Houve uma solenidade de lançamento da campanha na Praça Dante, com apresentação de um vídeo de conscientização para o público, que será compartilhado em redes sociais. Um grupo de teatrou apresentou na Dante uma cena com um empresário e uma criança enjaulados pelo crime, representando as inúmeras vítimas do comércio ilegal.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS, Fecomércio, André Roncatto, participou da ação. Ele presidente a comissão de combate à informalidade no Estado. Roncatto elogiou a iniciativa dos lojistas, e listou números que comprovam o prejuízo da consolidação do comércio ilegal.
- No Brasil, a pirataria movimentou R$ 800 bilhões em 2014 - e no Estado, algo em torno de R$ 45 bilhões. O maior afetado é o consumidor, ele precisa entender que esta briga é a favor dele. O comércio ilegal apenas explora e fortalece o crime organizado -classificou.
A campanha, que é permanente, tem o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Prefeitura por meio das Secretarias de Urbanismo e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Procon, Guarda Municipal, Receita Federal, Receita Estadual, Fecomércio RS e SOS Comércio Legal.
Ação
Lojistas protestam contra o comércio ilegal no Centro de Caxias do Sul
Eles percorreram a Avenida Júlio de Castilhos até a Praça Dante
GZH faz parte do The Trust Project