Estudo saído do forno revela o Mapa de Risco do Consumo Digital no Brasil. É impressionante: além de o consumidor ter os direitos frequentemente violados, o consumidor arma e cai nas próprias armadilhas. Segundo a consultoria Conversion, especializada em otimização de sites, a Black Friday terá participação de 28% de compradores que nunca se interessaram pela data. O Mapa de Risco do Consumo Digital no Brasil lista os 10 hábitos mais inoportunos do e-consumidor. Confira.
1) 72% dos consumidores não consultam as listas do Procon e dos sites de reclamações
Embora muito se discuta sobre a idoneidade das lojas virtuais no Brasil, apenas 28% dos consumidores consultam denúncias e reclamações na entidades como o Procon e o portal Reclame Aqui.
2) 95% não escutam recomendações de conhecidos
A máxima "a melhor propaganda é o boca a boca" parece não valer para o consumidor online. Apenas 5% dão destaque a algum produto ou serviço pela internet a partir de recomendação de um conhecido.
3) 87% não se importam com a marca por trás de um produto
Apenas 13% consideram o fabricante ou a origem do produto determinante e de segurança.
4) 44% não utilizam mecanismos de busca e comparadores de preço
Apesar da internet proporcionar inúmeras facilidades e ferramentas para orientar o consumidor, apenas 19% usam comparadores de preço e 37% utilizam mecanismos de busca. Ou seja, 44% não recorrem a nenhum recurso disponível.
5) 65% acreditam que descontos justos são acima de 40%
Embora a expressão Black Fraude seja habitual no Brasil, grande parte do consumidor ainda crê que o desconto justo na internet seja em torno de 40%, considerado alto dentro do padrão de razoável margem de lucro em tempo de crise.
6) 53% não se preocupam com sistemas de segurança de dados
Mais da metade dos compradores (53%) não leva em consideração os selos oficiais de qualidade e segurança quando fornece seus dados para comprar na web.
7) 45% gastam mais de R$ 400 em campanhas e eventos
A euforia causada pelo Black Friday faz o consumidor desembolsar mais só para sentir-se parte do movimento. Cerca de 20% dos compradores online pretendem gastar entre R$ 400 e R$ 800 hoje, e 25% afirmam que o gasto deve superar os R$ 800.
8) 93,5% não se importam com alternativas de pagamento além do cartão de crédito
Apesar de haver muitos alertas em relação aos riscos de assumir dívidas no cartão, apenas 6,5% dos compradores online dão importância a lojas virtuais que têm outras opções de pagamento.
9) 40% compram presentes antes do tempo
A ansiedade por comprar antes pode fazer com que o consumidor perca promoções futuras.
10) 35% gastam na internet só porque a marca preferida aderiu a uma campanha
O comportamento demonstra um consumismo inadequado. A motivação de compra para 35% dos consumidores é ter sua loja preferida como integrante da Black Friday.
Opinião
Gilberto Blume: conheça o Mapa de Risco do Consumo Digital no Brasil e fique atento para não cair nas armadilhas
O mapa lista os 10 hábitos mais inoportunos do e-consumidor
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