- Foi por Jesus que a Gabriela voltou a funcionar - lembra o pastor Almir Guedes, sobre a caminhonete que guiou cerca de 40 fiéis que participaram da 1ª Marcha para Jesus em Caxias do Sul, no início dos anos 1990.
A D-20 quebrou em plena Avenida Júlio de Castilhos e teve de ser empurrada até a Praça Dante Alighieri, quando o motor religou. O nome, Gabriela, em alusão ao arcanjo Gabriel, foi escolhido porque os fiéis oraram a Deus pedindo que enviasse um anjo para fazer o veículo funcionar.
Agora, 25 anos depois, milhares de vozes "empurraram" um carro de som por nove quadras da Sinimbu e da Alfredo Chaves, entre a Praça da Bandeira e a prefeitura.
Na tarde deste domingo, os evangélicos louvaram com a mesma intensidade de quem literalmente teve de empurrar uma caminhonete 25 anos atrás: em alto e bom som, mostraram a força de quem só quer pedir bênçãos.
- É um time que quer a paz por Caxias. Tendo paz, todo mundo sai ganhando - aponta o pastor Almir.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da marcha
A cada louvor ditado por um dos pastores do alto do carro de som, os fiéis erguiam as mãos, em gesto de adoração. Cada cântico soa como uma oração, entoado a plenos pulmões. Foi uma procissão de homens, mulheres e crianças cadenciada por cantos, danças e palmas.
- Tudo o que a gente faz é por Ele, que deu a vida por nós - afirma Isabel da Silva, 43 anos, carregando pesadas mochila e bolsa repletas de garrafas de água que pretendia vender aos fiéis.
Os cânticos foram entoados em uníssono, feito gigantesco coral. Não havia quem não os conhecesse, de cor.
Os lábios de quem apenas assistiu a marcha, das calçadas ou de carros nos cruzamentos, também acompanharam as canções.
- O mundo está tão cheio de coisa errada, e nós temos um Deus tão maravilhoso. É ladroagem, matança, guerra. Tenho 73 anos e, se precisasse, caminharia até o Monumento ao Imigrante, até a UCS. Com Ele tudo vai bem - garante a dona de casa Iraci Rodrigues de Moraes.
As cerca de 5 mil vozes, segundo os organizadores, partiram de São Pelegrino por volta de 14h30min e chegaram à prefeitura pouco depois das 15h. Sem cansaço.
- Jesus veio conosco, por isso não cansamos - diz Iraci.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Louvor a céu aberto
Não é uma marcha qualquer. Não é uma marcha silenciosa. A Marcha para Jesus é um movimento organizado e, sobretudo, contagiante. No palco montado no estacionamento da prefeitura, a guitarra da banda de Miriam Santos sacudiu crianças, adolescentes e adultos. Grupos de adolescentes se abraçavam e pulavam ao som da música. Não é um show de rock, mas um momento em que todos participam com fervor e muita adoração.
- Viemos pela emoção de estar em Cristo - disse Rebeca Garcia, 17 anos, pulando com a irmã, Sara, 16.
- É maravilhoso poder estar com o povo de Deus - completa Sara.
O estacionamento se transformou num grande templo a céu aberto. A palavra dos pastores foi recebida de olhos fechados e mãos ao alto. Todos queriam apreciar as mensagens, refletir e levar um pouquinho de paz para casa.
- É só tu sentires Ele no teu coração - ensina Rosimeri Duarte Casagrande, 48.
A Marcha para Jesus foi organizada pelo Conselho de Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul (CIECS). Neste ano, o tema foi Jesus, a Verdadeira Paz.
Fé
Evangélicos pedem bênçãos e paz na Marcha para Jesus, em Caxias do Sul
Caminhada iniciou na Praça da Bandeira e seguiu até a prefeitura, onde houve oração e louvor
GZH faz parte do The Trust Project