O maior desafio da vida de Neusa de Fátima Scortegagna, 57 anos, chegou logo depois dos 40. Em 2000, numa consulta e exames de rotina ela descobriu um câncer na mama esquerda. Não percebeu nódulos, eram calcificações malignas. Ergueu a cabeça e foi à luta. Durante oito meses fez cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Dona de um supermercado e mãe de dois filhos continuou trabalhando ao lado do marido. Cinco anos depois, o companheiro foi diagnosticado com câncer no sistema linfático. Lutou ao lado dele durante seis anos. Ele não resistiu e acabou falecendo em julho de 2009.
Em outubro do mesmo ano, sem nova surpresa. O câncer voltou na mesma mama.
- Nem vivi o luto do meu marido - lembra.
Nova cirurgia (desta vez precisou retirar toda a mama), novas quimios e rádios. Viu o cabelo caindo pela segunda vez. Prestes a ser avó, Neusa se agarrou à fé e à medicina para conhecer o neto e vê-lo crescer.
- Entreguei nas mãos de Deus com a certeza de que iria vencer.
E venceu. Está há seis anos sem a doença. Bonita, charmosa e elegante, ela garante que se tornou uma pessoa muito melhor.
Leia todas as matérias sobre o Outubro Rosa
Neusa é voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer. A unidade conta com ginecologista, clínico geral e psicólogas. Uma rede de 40 voluntárias se junta a esses profissionais para conscientizar sobre a prevenção, ajudá-las a enfrentar o tratamento e elevar a autoestima de 350 pacientes que frequentam a Liga, mensalmente. Dessas, 20 são crianças.
Quase todas as voluntárias são ex-portadoras de câncer de mama que, assim como Neusa optaram por levar o exemplo de vida para a história de outras diagnosticadas.
- Além da medicina e ajudar na medicação, mostramos o poder da mente e da fé - destaca a presidente da Liga, Vera Orsso.
Antes mesmo de sair vitoriosa da segunda batalha, Janine decidiu participar do corpo de voluntariados.
- Aprendi o quanto é bom ajudar os outros. Me sinto feliz, sou uma pessoa melhor.
Faça parte dessa corrente do bem. Junte-se a uma das seis entidades caxienses que buscam recursos para ajudar os fragilizados pelo câncer. Ou crie seu grupo de ajuda. Você vai ver a vida de uma forma diferente.
Entidades
Amigas do Peito e Alma/Banco de Perucas: na Unacon/HG - (54) 3218.7296
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - (54) 3026.9546
Instituição de Amparo a Pessoas com Câncer (IAPC) - (54) - 3021.1614
Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus) - (54) 3221.0849
Centro de Auxílio a Pessoas com Câncer (Capc) - (54) 3029.9600
Liga Feminina de Combate ao Câncer - na Unacon/HG - (54) 3218.7296
Desfile
Nesta quinta-feira à noite oito mulheres portadoras de câncer de mama estarão na passarela no Shopping San Pelegrino. Elas se juntam a outros 12 convidados para chamar a atenção à prevenção e conscientização da doença. O desfile Amor pela Vida acontece a partir das 19h30min e terá a participação especial da miss Brasil Turismo Internacional, Michele Farias. A realização é do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) e conta com apoio da Hering Store, Arezzo e Contem 1g, entre outros parceiros.
Outubro Rosa
Saiba como ser voluntário para ajudar na prevenção ao câncer de mama em Caxias
Neusa Scortegagna enfrentou o câncer duas vezes e atua na Liga Feminina de Combate ao Câncer
Ivanete Marzzaro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project