O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul informa que chega a 50 o número de agências bancárias paralisadas na região da Serra Gaúcha. Destas, 44 são em Caxias, duas em Flores da Cunha e uma em Canela, Farroupilha, Garibaldi e São Marcos. Eles rejeitam a proposta de reajuste de 5,5% nos salários, e abono de R$ 2,5 mil.
O coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Nelso Bebber, lembra que é normal o crescimento do movimento grevista, na medida que os trabalhadores tomam conhecimento da proposta oferecida pelos bancos.
- A Fenaban insultou os bancários com esta proposta de 5,5% de reajuste, que não contempla nem mesmo a inflação do período, que é de 9,88%. E ainda acenam com uma oferta de abono, uma prática costumeira nos anos de 1990. Por isso os bancários dizem não ao retrocesso. E a maneira de negar a oferta e pressionar um aumento real é a greve - diz Bebber.
O dirigente lembra que as negociações iniciaram em agosto.
No Estado, há 862 unidades paralisadas, sendo 397 em Porto Alegre e Região metropolitana e 465 no interior. A Caixa é o banco com mais unidades em greve no Interior, com 153 agências paralisadas, seguida pelo Banrisul, com 119. Entre as instituições privadas, a disputa pela primeira posição no ranking da greve fica entre Bradesco com 42 agências em greve e Santander com 38.
A greve é registrada por 37 dos 38 sindicatos filiados à Federação gaúcha.
Serviço
Cinquenta agências bancárias estão em greve na Serra Gaúcha
Em Caxias, são 44 agências
GZH faz parte do The Trust Project