Com o descontentamento da comunidade da Escola José Protázio Soares diante da proposta de transferência de alunos da rede municipal para a estadual, um passo atrás em relação ao assunto foi dado pela prefeitura de Caxias e pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A medida atingiria alunos a partir do 6ª ano do Ensino Fundamental. Porém, segundo a secretária municipal de Educação, Marléa Ramos Alves, ficou definido que a escola no bairro Jardim Eldorado vai manter o número de vagas e turmas no ano que vem. Mesmo assim, a questão ainda está em aberto em outras instituições.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Marléa garante que a mudança não será imposta, mas salienta que comunidades que manifestarem interesse na adequação serão atendidas. A medida pode implicar na abertura de vagas para a educação infantil nas escolas municipais, mas a secretária destaca que o debate não se reduz a isso. Ela afirma que a iniciativa trata mais de adequar as obrigações do Estado e do município na área da Educação. Caxias tem hoje 42 mil alunos na rede municipal, enquanto a rede estadual abrange 31 mil estudantes.
O processo de adequação é planejado para cinco anos. A secretária salienta que um sistema colaborativo é definido na constituição federal e reforçado pelos planos municipais e estadual de educação.
Ensino
Smed de Caxias analisa encaminhar alunos do Ensino Fundamental para a rede estadual
Medida proposta pela Secretaria Municipal de Educação se refere a alunos a partir do 6º ano
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project