O prefeito Alceu Barbosa Velho decretou situação de emergência na área rural de Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira. A motivação para o decreto foram os danos causados na agricultura pela geada e pelo granizo desde o dia 12 de setembro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Houve perda estimada de 60% na cultura de uva, 80% de pêssego, 70% de ameixa, 80% de caqui, 50% de maçã, 60% de pêra, entre outros. Os dados foram apurados por técnicos da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O decreto foi encaminhado para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, solicitando o reconhecimento da situação de emergência do município, a redução da alíquota do Imposto Territorial Rural (ITR), a antecipação de benefícios da Previdência Social e a movimentação da conta no FGTS.
Segundo o secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil e diretor-geral da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social, José Barden da Rosa, com o decreto abre-se a possibilidade dos produtores rurais afetados buscarem recursos e melhores condições para refinanciamentos das dívidas contraídas para o plantio da safra.
Prejuízo
Prefeito decreta situação de emergência na área rural de Caxias
Motivação do decreto são os prejuízos causados pela geada e o granizo
GZH faz parte do The Trust Project