Neste domingo, feriado estadual da Revolução Farroupilha, as lojas de Caxias do Sul não poderão abrir com mão de obra de funcionários. Os lojistas só poderão abrir as portas se o atendimento for feito apenas pelos proprietários. A determinação é do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul, o Sindilojas. O entendimento do Sindilojas é de que como o dissídio dos comerciários ainda está em andamento, vale a última convenção, em que os comerciários não trabalharam no feriado de 20 de Setembro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Já com relação ao sindicato que representa os supermercados, o Sindigêneros, a orientação é para que os proprietários decidam se abrem ou não. O Sindigêneros, assim como alguns juízes, tem como entendimento que a convenção em vigor, de 2014, orienta que o feriado do dia 20 de setembro, consta como dia permitido para trabalho aos supermercados.
Como a convenção de 2015 ainda não está acordada, o sindicato patronal se baseia na convenção anterior. Porém, o Sindigêneros alerta que, este entendimento não é unânime. Assim, o estabelecimento que abrir no feriado, sem a convenção em vigor, pode sofrer penalizações trabalhistas.
No domingo, as lojas do shopping San Pelegrino não estarão abertas. A praça de alimentação abre às 10h e o cinema normalmente. No Iguatemi, a praça de alimentação abre às 11h e o cinema à tarde. As lojas estarão fechadas.