Bispos recém-nomeados estão no Vaticano, na Itália, para cumprir visitas especiais. Na última quinta-feira, Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, e Dom Adelar Baruffi, bispo da Diocese de Cruz Alta, estiveram frente a frente do maior ícone religioso mundial: o papa Francisco, Cardeal Jorge Mario Bergoglio. Ambos os bispos trabalharam por muito tempo na Serra Gaúcha.
Neste sábado, no facebook, Dom Adelar publicou as impressões do breve encontro com o papa. Até a tarde deste domingo, acumulava mais de mil curtidas:
"A acolhida do Papa Francisco.
Foram somente alguns segundos. Muito intensos. Gestos e palavras profundas. O aperto de mão foi generoso. O olhar alegre e profundo, de acolhida, serenidade e confiança. Apresentei-me e disse-lhe: 'Santidade, sou bispo de Cruz Alta, no Brasil e referencial da juventude no Rio Grande do Sul'. Repetiu, com um sorriso, o nome de Cruz Alta. Disse-lhe: 'Nosso povo lhe quer muito bem, e, especialmente, os jovens'. Apertou-me mais ainda a mão e, com um sorriso, disse-me. 'Reza por mim'.
Na mensagem, dirigiu-nos palavras de acolhida e encorajamento em nossa missão. Recordou-nos que nosso ministério se funda na fé dos apóstolos, que foram enviados ao mundo para serem testemunhas do Ressuscitado. Temos um verdadeiro 'pai espiritual'. Louvado seja Deus, longa vida e muita saúde."
Tanto Adelar quando Leomar têm passagem importante pela Serra Gaúcha. Adelar Baruffi é natural de Coronel Pilar e com 20 anos de sacerdócio, trabalhou na Serra desde que se formou como padre. Padre Adelar Baruffi trabalhou por oito anos como reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, três anos como padre auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e outros quatro anos como reitor do Seminário Maior São José, em Caxias. Ocupava o cargo de vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, em Bento, desde 2012.
Leomar Brustolin é bispo auxiliar de Porto Alegre após ter atuado 22 anos na Catedral. O religioso é doutor em Teologia Sistemática, diretor do curso de Teologia para leigos da Diocese de Caxias e professor e coordenador do mestrado em Teologia da PUC-RS. É autor de 28 livros, fundou projetos que atendem desde crianças a idosos em Caxias do Sul, é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS e cursou doutorado na Itália.