Uma fiscalização da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caxias do Sul, flagrou 15 veículos com películas irregulares nos vidros na manhã desta terça-feira. A ação ocorreu junto ao posto da PRF, na BR-116. Os casos mais comuns são de películas que não atendem às transparências mínimas exigidas e de sobreposição de camadas.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
Segundo a PRF, a infração é grave e o condutor leva cinco pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH). A multa é de R$ 127,69. Mesmo autuado e multado, o condutor pode retirar a película na hora mas, se preferir levar o veículo para uma loja especializada, o CRLV é retido até que o carro seja apresentado para averiguação.
Desde o início de agosto, a 5ª Delegacia da PRF conta com um luxímetro. O aparelho é utilizado para medir a transmissão luminosa das películas e dos vidros dos veículos. Na prática, o equipamento serve para medir se a transparência das películas está dentro da lei.
A legislação determina que os vidros laterais dianteiros tenham transparência de 70%, sendo que alguns modelos já saem de fábrica com 75% a 80%. Os vidros laterais traseiros devem ter 50% de transmissão luminosa, enquanto o para-brisas traseiro deve ter 28% de transparência. A lei também proíbe a aplicação de qualquer película no para-brisas frontal.
Infração grave
Polícia Rodoviária flagra 15 carros com películas irregulares nos vidros em Caxias
Fiscalização ocorreu junto ao posto da PRF, na manhã desta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project