Rosilene Pozza revelou ontem mais um evidente excesso cometido dentro de uma repartição pública. O caso diz respeito ao gabinete de Kiko Girardi na Câmara, endereço de onde foi disparado um e-mail anunciando a Festa de São Roque da Paróquia Menino Deus, do Serrano, conhecido curral eleitoral do vereador.
Não pode.
A estrutura da Câmara é pública, deve ser empregada única e exclusivamente para tratar de interesses públicos. Anunciar festa da igreja não é assunto de interesse público. O gabinete de Kiko forma currículo com ações sem noção. Meses atrás, um assessor do vereador sugeriu que uma cidadã procurasse o Pioneiro para dar cabo de um problema de esgoto que a atormentava há 60 dias. A cidadã de fato procurou o Pioneiro, mas relatou o conselho recebido na Câmara. O vereador assumiu o escorregão do assessor, mas tudo ficou por isso mesmo.
Agora, o gabinete divulga uma festa de igreja e consegue combinar dois equívocos:
1. Emprega a estrutura pública para assuntos privados;
2. Ignora a essência laica do Estado brasileiro.
No ano passado, os pré-candidatos Guila Sebben e Mauro Pereira também colocaram a máscara da ingenuidade e usaram a estrutura da Câmara para fazer campanha. Diante das evidências, ambos tiveram de recuar.
A Escola do Legislativo, recém inaugurada, precisa pôr na grade curricular uma disciplina de moral e ética que seja obrigatória a todos os vereadores, assessores e administradores. Quem, afinal, são esses vereadores que pretendem ensinar legislatura?
Pequenos excessos que passam em branco nas cidades crescem, se agigantam e se transformam nos monstrengos que vemos no Estado e no país.
Os excessos cometidos contra a máquina pública não são cometidos somente nos parlamentos. Semanas atrás, a mesma Rosilene Pozza revelou que o PDT usara uma sala da prefeitura para atrair simpatizantes e assinar fichas de filiação. O caso está sendo investigado, como deveria ser investigado qualquer sinal de irregularidade que sai do poder público, seja do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário.
Ah, a Festa de São Roque será neste fim de semana.
Opinião
Gilberto Blume: o gabinete do vereador Kiko forma currículo de equívocos. A Escola do Legislativo vem a calhar
Pequenos excessos que passam em branco nas cidades crescem, se agigantam e se transformam nos monstrengos que vemos no Estado e no país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: