Realizar uma edição da Festa da Uva em meio a uma crise econômica não é tarefa fácil para a organização. Mais trabalhoso ainda é encontrar patrocinadores dispostos a apoiar financeiramente a candidatura ao título de rainha. Uma entidade banca, em média, quase R$ 30 mil durante o concurso.
Infográfico: conheça as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva 2016
ENQUETE: vote na sua candidata preferida
O sonho de ser o maior símbolo da grande festa de Caxias do Sul depende, também, de disponibilidade financeira. Em épocas de contenção de gastos, o concurso apresenta cinco candidatas a menos que na última edição - o que, segundo Roberto Delazzeri, diretor da Comissão Social da Festa da Uva, beneficia as 20 jovens que estão na disputa pela coroa.
- As meninas formam um grupo menor, elas têm a chance de mais qualificação, de ter mais acompanhamento, com uma preparação mais focada, já que são em menos concorrentes - acredita.
Delazzari confessa que a negociação com as entidades para bancarem o patrocínio das jovens teve a interferência da comissão social.
- Nós intervimos diversas vezes. Ligamos para empresas, convencemos empresários, adequamos formatos para tentar não deixar candidatas sem patrocinadores. É um sonho para as meninas - admite.
O dinheiro desembolsado pelas entidades serve para custear o vestido, serviços em salões de beleza, organizar a torcida do dia da escolha, e outros serviços previstos ao longo do concurso.
Uma alternativa para arrecadar verba são os jantares de apresentação das candidatas - cada uma delas organiza um evento, com venda de ingressos, para ser introduzida na comunidade, com apoio e organização das entidades patrocinadoras. Desta forma, arrecadam dinheiro que pode ser injetado ao longo do concurso.
Patrocínio
Investimento por candidata a Rainha da Festa da Uva é de cerca de R$30 mil
Dinheiro é revertido para vestido, maquiagem, cursos e torcida no dia da escolha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: