Um mês depois de contabilizar 660 buracos na ERS-122, entre Antônio Prado e o entroncamento com a BR-116, em Campestre da Serra, o Pioneiro voltou a percorrer os pouco mais de 42 quilômetros do trecho na manhã desta quinta-feira e constatou que os buracos não apenas permanecem, como também aumentaram: são pelo menos 715.
Os tamanhos variam, desde poucos centímetros de diâmetro, raso, até outros mais profundos, como um de aproximadamente 1m de comprimento por 40cm de largura e quase um palmo de profundidade, nas cercanias do Km 145. Além disso, os estragos não são distribuídos da mesma forma no trecho: alguns quilômetros concentram bem mais problemas, como entre o Km 156 e o Km 158, onde há cerca de 150 buracos.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
As ondulações na pista, aquelas que dão a impressão de que o asfalto enrugou, são igualmente comuns, em geral às margens da rodovia (o que não quer dizer que o meio da pista esteja livre delas). Nos 10 quilômetros mais próximos da BR-116, a pista melhora um pouco, e é possível ver várias manchas escuras sinalizando reparos. Além disso, diversos pontos da estrada nos quais o asfalto está rachado para ver que novos buracos estão por vir.
Segundo o Daer, foram realizados serviços de tapa-buracos no trecho antes do período das chuvas. Como neste mês houve cerca de 20 dias de chuva ininterruptas, os buracos voltaram a aparecer. Nesta quinta, haveria uma equipe de conserva e drenagem no trecho, e na próxima semana, estão previstos reparos emergenciais. Além disso, mantém-se o planejamento de que, assim que for finalizado o trabalho na RSC-453, as equipes serão direcionadas para a ERS-122, que integra o lote 2 do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema/Serra). Por contrato, o trecho deve ser consertado e mantido pela empresa Traçado, vencedora da licitação.
Rodovias
Buracos na ERS-122, entre Antônio Prado e a BR-116, já são 715
Falhas são de diversos tamanhos, e há ainda desníveis e rachaduras na pista da rodovia
GZH faz parte do The Trust Project