Sair à noite abordando moradores de rua não é fácil. Mesmo assim, diversas entidades realizam um trabalho social, tentando mudar a vida de quem tem nas calçadas de Caxias do Sul seu único lar.
Um dos grupos de voluntários é formado por fiéis da Igreja Sara Nossa Terra. Uma vez por mês (ou a cada 15 dias no inverno) eles se reúnem na igreja, às 21h, onde organizam roupas, cobertores e comida para distribuir. Nesta semana, nove voluntários participaram.
João Martinez, o idealizador do projeto, orienta os colegas, que saem com três carros carregados com comida e roupas. Não pode haver receio. Os moradores de rua recebem bem e a hospitalidade deve ser retribuída. Sem cerimônia, os voluntários sentam nos colchões, abraçam e rezam com todos. Entregam as doações e pedem - às vezes quase imploram - para que eles se deixem ser ajudados.
- Se tu colar com a gente lá, mexemos de um lado, de outro... Vamos lá, cara - diz Martinez a um homem que vive sob um viaduto no Cruzeiro.
A situação é precária: enrolado em um edredom florido, com apenas um cobertor velho o separando das britas no chão, Rodrigo* mal consegue falar. Quando os voluntários chegam, murmura estar com muito frio. O blusão de lã e a touca cinza são insuficientes para barrar o vento gelado.
- Jesus te mandou um presente, mas os melhores não é aqui que ele vai te dar. Vamos botar em prática essa fé. Vamos sair daqui - pede Martinez, enquanto seus colegas colocam mais uma coberta sobre ele e lhe estendem um cachecol.
Ajude quem ajuda
Ministério Brasa: Ajuda moradores de rua há cerca de três anos. Voluntários se reúnem na igreja todas as sextas-feiras, a partir das 19h30min, para organizar lanches e roupas a serem doados. Entre 22h30min e 23h vão para as ruas distribuir o material. Quem quiser ajudar, como voluntário ou simplesmente através de doações, pode entrar em contato com o pastor Jair Pezzi pelo telefone 9153 8388 ou comparecer na igreja, localizada na Rua Doutor Montaury, número 1029.
Celeiro de Cristo: A entidade foi fundada em 2001 como comunidade terapêutica, mas em 2011 virou casa de passagem para homens entre 18 e 59 anos. Todo o serviço é oferecido de forma gratuita, por isso doações são bem-vindas. Quem quiser colaborar pode fazer depósitos na Caixa Federal, agência 4164 conta número 2145-6. A instituição também aceita alimentos, material de higiene e roupas masculinas. Mais informações podem ser obtidas com Paula Cidral, uma das coordenadoras, ou na sede da entidade, pelos telefones 8429 2942 e 3208 1417.
Sara Nossa Terra: Pelo menos uma vez por mês vão às ruas distribuir comida e agasalhos a moradores de rua (no inverno, costumam realizar a ação a cada duas semanas, aos sábados à noite). Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o idealizador do projeto, João Martinez, pelo telefone 9170 4314, ou comparecer na Igreja aos sábados. O endereço é Rua Evaristo de Antoni, número 1850, bairro São José.
Assembleia de Deus: Através do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Lundgren, distribui sopão e roupas a moradores de rua semanalmente. O trabalho acontece sempre nas sextas-feiras à noite. A entidade aceita doação de alimentos e roupas. Voluntários também são bem-vindos. Interessados em colaborar podem obter mais informações no site www.cfsl.org.br, pelo telefone 3028 4205 ou na Rua Auxiliadora, número 251, bairro Medianeira.
Solidariedade
Voluntários dão comida e apoio para moradores de rua de Caxias recomeçarem
Diversas instituições, principalmente igrejas, oferecem ajuda a quem tem as calçadas como casa
GZH faz parte do The Trust Project