É gritante a diferença entre dois trechos da ERS-122. De Caxias do Sul a Antônio Prado, onde é administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o asfalto tem boas condições e há obras. Mas é só passar o trevo de Antônio Prado que a situação muda drasticamente.
Entre o trevo de Antônio Prado e o entrocamento com a BR-116 são mais de 300 buracos e pelo menos 40 pontos em que o asfalto está distorcido, formando ondas principalmente nas laterais da pista. A precariedade destes 53 km contrasta com o trecho entre Caxias do Sul e Antônio Prado: em 47 km são apenas cinco buracos.
Apesar de estar em melhores condições, o trecho entre Flores da Cunha e Antônio Prado também tem problemas de sinalização. Apenas em pequenos trechos há tachões nas divisórias de pista, o que aumenta o perigo de dirigir na rodovia principalmente à noite e com neblina. Mas ali, pelo menos há pintura no asfalto. As pistas não estão bem pintadas apenas nos trechos onde houve recapeamento asfáltico recente.
Passando de Antônio Prado em direção a Vacaria, multiplicam-se os trechos onde sequer há pintura, como no km 154. O problema é agravado pela má qualidade do asfalto. De toda a rodovia, o trecho com mais buracos fica justamente entre os quilômetros 153 e 165, em Antônio Prado.
Entre Antônio Prado e a BR-116 não há trabalho de conservação em andamento. O trecho deveria ter sido refeito dentro das obras do Crema, mas como o trabalho atrasou, até agora há apenas ações pontuais para amenizar o problema em pontos mais críticos.
Segundo a assessoria de comunicação do Daer, no domingo o superintendente regional de Bento Gonçalves, Ernesto Eichler, passou pelo trecho e verificou a situação. A Traçado, responsável pelas obras do Crema, foi acionada para realizar os reparos. A empresa deve iniciar a reforma da ERS-122 quando concluir as obras na Rota do Sol e na ERS-334.
Intraestrutura
Sem obras do Crema, ERS-122 tem 300 buracos entre Antônio Prado e BR-116
Previsão é que empresa Traçado comece a trabalhar na rodovia apenas depois que concluir obras na Rota do Sol e na ERS-334
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