Irma Overlock é cidadã que se sente absolutamente segura. Depois de pôr alarme e grades triplas no jardim e nas portas e janelas do atelier a costureira está conseguindo dormir sem os habituais 5mg de diazepam. Recentemente o médico reduziu a dosagem para 3mg, com promessa de cair para 1mg se Irma não sofrer mais nenhum ataque em dois meses. Chazinho de maracujá com camomila para dormir ainda é quimera - por enquanto, o chá só solta a bexiga. É um alívio colocar a cabeça no travesseio e dormir sem pesadelos envolvendo encapuzados, armas, facas e idas infrutíferas à delegacia. Irma soube que uma velhinha teve o apartamento invadido e o bandido lançou-a pela sacada.
- Malvado! Pode até assaltar, mas precisa ser cruel?
Por essas e outras é que a costureira aconselha:
- Tivesse instalado grades na sacada, a velhinha não teria sido arremessada lá de cima.
Irma Overlock recebe novas clientes só mediante três carta de referência, conta de água ou luz, telefones de contato e, naturalmente, ficha corrida da polícia. As primeiras apresentações são através das grades do atelier, e a nova cliente só cruza a porta giratória após limpar a bolsa de celular, chaves e, eventualmente, armas e facas, mesmo que sejam alegadamente de uso pessoal.
Dia desses uma mulher apareceu de burca. Estava disposta a renovar todo o guarda-roupas. Embora pudesse fechar um ótimo negócio, Irma não atendeu-a porque a moça se recusou a desvelar o rosto.
- E se ela fosse talibã? Do Estado Islâmico? De um bonde? Não dá pra facilitar. Dilma está ocupada em emagrecer. Sartori fechou qualquer possibilidade de investir (e desta vez não foi uma tentativa de ser engraçado). Nos resta erguer grades.
As amigas não admitem que Irma defenda que a insegurança se resolva com grades e alarmes. As amigas tentam conscientizá-la de que a criminalidade é fruto das políticas equivocadas adotadas na educação, na economia, na segurança, na.
- Bláblabláblablablá... Lá vem vocês com esse papo de que os governos são os responsáveis por tudo o que acontece no país.
Pelo sim, pelo não, Irma indica
- Jamais saia de casa antes das 8h e nunca retorne depois das 18h. Se for a pé, não saia de casa jamais.
Opinião
Gilberto Blume: "Lá vem vocês com esse papo de que os governos são responsáveis por tudo", critica Irma Overlock
As amigas não admitem que Irma defenda que a insegurança se resolva com grades e alarmes
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: