Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram na sessão desta segunda-feira o projeto de autoria do Executivo que prevê a instalação de microchips em cães e gatos. Pelo texto, os canis e gatis do município somente poderão comercializar ou doar animais microchipados.
A legislação ainda regulariza a doação e venda dos animais. Além disso, todos os estabelecimentos que comercializam animais, não apenas cães e gatos, devem contar com um veterinário responsável. O texto será encaminhado para a sanção do prefeito.
Em Caxias do Sul, a prefeitura oferece um serviço de castração de cães e gatos desde 2008. Já a partir de dezembro de 2011, todos os cães e gatos castrados pela prefeitura são microchipados. Os moradores de Caxias têm a opção de encaminhar seus cães e gatos gratuitamente para a castração. As pessoas devem se inscrever nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro onde moram.
De acordo com o veterinário da Vigilância Ambiental da prefeitura, ligada à secretaria da Saúde, Rogério Poletto, a demanda pelo serviço é grande e, por isso, a lista de espera chega a quatro meses. Entre dezembro de 2011 até o final de abril deste ano, 37.100 cães e gatos foram castrados e microchipados pela prefeitura de Caxias.