Ainda não há posicionamento oficial sobre o endereço dos desfiles da próxima Festa da Uva, ano que vem. No entanto, as articulações nos bastidores dão conta que a opção mais forte será pela retirada da atração na Rua Sinimbu, cenário do corso alegórico desde 1958, para a troca pela Rua Plácido de Castro, bairro Exposição, asfaltada em fevereiro deste ano para o desfile do Carnaval. Um grupo de lideranças ligadas à cultura no município foi consultado pelo Pioneiro em abril, quando a discussão tomava forma. Na ocasião, a maioria opinou a favor da permanência na Sinimbu. Desta vez, porém, três dos sete preferem a Sinimbu. Um dos entrevistados mudou de opinião favoravelmente à Plácido, e os demais optaram por não opinar.
MURAL: Onde os desfiles da Festa da Uva devem ocorrer? Na Sinimbu, na Plácido de Castro ou em outro ponto?
O grupo é liderado pela secretária municipal de Cultura, Rubia Frizzo, e se reuniu apenas uma vez, há pelo menos dois meses. O encontro foi na sede da Secretaria de Cultura e teve a presença de cerca de 20 pessoas. A maioria delas represava entidades ligadas à prefeitura, além de historiadores. Ocorreu até uma espécie de votação informal, já que todos quiseram expressar opinião. O resultado não-oficial apontou preferência "majoritária" pela Plácido, garante Rubia, e combinou-se novo encontro em alguns dias. A nova reunião foi cancelada e, desde então, o grupo não se encontrou novamente. Em reunião com data a ser definida, será apresentado aos membros da comissão um laudo técnico com os prós e contras de cada um dos endereços em pauta.
- Profissionais estudam assuntos bem pontuais, como por exemplo, quantas pessoas cabem nas arquibancadas, onde é melhor para o desembarque de ônibus, aspectos desse tipo. Isso será apresentado ao grande grupo - confirma Rubia.
Pessoas ligadas ao estudo técnico adiantam que o resultado está em formatação, mas pende favoravelmente à Plácido. Aspectos como posição das arquibancadas, a rua plana e recém-asfaltada e a proximidade com o prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) ganham espaço diante do aspecto histórico e estético da Sinimbu.
ENQUETE: Onde você prefere que ocorram os desfiles da Festa da Uva?
Ainda não há data para a decisão, que já foi adiada pelo menos duas vezes, mas o presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, afirma que o assunto deve ser resolvido até o fim de julho. O presidente, que admite votar favoravelmente à Sinimbu, afirma que não irá interferir na decisão, mesma postura que o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) diz que terá. O chefe do Executivo, no entanto, não faz mistério quanto à preferência pela Plácido.
- Sei que a comissão está bastante focada em pareces técnicos, então, pode ser por isso que agora prefiram a Plácido. Aceitarei qualquer decisão - garante Alceu.
As opiniões
Tânia Tonet, pesquisadora
:: Em abril, preferiu não opinar.
:: Agora: "Sei que há uma comissão técnica analisando o local ideal, e confio nesses profissionais. Há uma defesa pela Catedral no quesito artístico, mas acho que é preciso começar a pensar na mobilidade de Caxias do Sul, levando em conta o trânsito. Como isso vai acontecer, eu não sei, e prefiro não opinar".
Fernando Bertotto, presidente da Associação dos Amigos da Casa da Cultura
:: Em abril, era favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Voto agora pela Plácido. Acredito que lá ocorra de forma melhor, por ser um trecho todo em linha reta, também pelos carros serem construídos na Maesa e serem levados até o desfile de forma mais prática. Acho a mudança bastante válida".
José Clemente Pozenato, escritor
:: Em abril, favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Eu já expus minha opinião de que se mantenha na Sinimbu. O centro da festa é o corso, e não faz sentido tirá-lo do Centro. Se é para remover ele daí, que tenha todas as condições para isso. Se há problemas na Sinimbu, por estar na área central, transferi-la para um ponto próximo dali não eliminaria os problemas".
Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, pesquisadora
:: Em abril, favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Continuo com minha opinião a respeito da Sinimbu, e expus isso na reunião em que fui convidada a ir. Ela converge com o corso, com a praça, que cumpre seu papel estético de forma divina, o chafariz. Logo ali está o prédio da Eberle, bastante significativo à história de Caxias do Sul. Sei que há um limitador em termos da acomodação das pessoas quanto às arquibancadas, mas preciso ouvir mais argumentos dos que defendem a Plácido".
Ana Maria Alberti, presidente do Conselho Municipal de Cultura
:: Em abril, votou favorável à Sinimbu.
:: Agora: "Mantenho minha opinião. Sou a favor do Centro, precisa ser lá. A reunião que teve não foi decisória".
Eloisa Tondo, presidente da Associação dos Amigos do Largo da Estação
:: Em abril, preferiu não opinar.
:: Agora: "Para nossa associação, o foco estava na discussão sobre o local da realização da Feira do Livro. Até debatemos o desfile da Festa da Uva entre os associados, mas não se chegou a um consenso, falou-se sobre um ponto mais próximo dos próprios Pavilhões. Mas não participamos desse debate".
Jayme Paviani, escritor
:: Em abril, não foi localizado pela reportagem do Pioneiro.
:: Agora: "Não participei da reunião e, por isso, não tenho opinião formada".