O ano letivo na escola Padre Werner, de Nova Petrópolis, teve início nesta quinta-feira, após nova vistoria do Corpo de Bombeiros, na tarde de quarta-feira. O prédio foi parcialmente desinterditado, já que o ginásio, o subsolo e duas salas de aula ainda não estão adequados ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).
O diretor da escola, Ernani Reisner, explica que a prioridade agora é obter a liberação do ginásio. Para isso, será feita a substituição das portas. Já a cozinha e o refeitório, que funcionavam no subsolo, foram realocados para o andar de cima.
Os mais de 300 alunos do turno da manhã compareceram à aula nesta quinta-feira e participaram de uma cerimônia cívica. Segundo Reisner, não há falta de professores e a recuperação dos dias perdidos será feita ao longo do ano.
A escola, que atende 900 alunos, estava interditada desde dezembro de 2014, por falta de equipamentos de segurança com relação à prevenção e combate de incêndios. Na segunda-feira, um grupo de alunos fez uma manifestação no centro de Nova Petrópolis, pela retomada das aulas. A principal preocupação era dos alunos do terceiro ano, que se preparam para o Enem.
A desinterdição parcial da escola ocorreu após uma série de reuniões entre a direção da escola, 4ª Coordenadoria Regional da Educação, Secretaria Estadual da Educação e Corpo de Bombeiros.