A restauração da antiga Estação Férrea de Canela acontecerá a partir da lei sancionada pelo prefeito Cléo Port que autoriza o uso do imóvel público, do terreno e do prédio do imóvel, localizado na Avenida Oswaldo Aranha, no centro da cidade.
Através de uma parceria público-privada, está prevista a revitalização da Estação, incluindo a locomotiva e os vagões do trem, mantendo as características originais e históricas. Também está prevista a criação de um espaço cultural para a realização de eventos, como exposições e espetáculos.
Hoje, o local abriga a Secretaria de Turismo, o posto de informações para turistas, que continuarão lá, além de uma loja de artesanato. O restante da área será utilizada como espaço gastronômico e comercial, como cafés, restaurantes e um espaço maior para a venda de artesanato e outros produtos locais.
De acordo com o Secretário de Turismo Leandro de Oliveira, o objetivo é transformar a Antiga Estação Ferroviária em um grande paradouro turístico, atraindo visitantes e também moradores. Esta é a primeira vez que a Estação, inaugurada em 1924, passará por uma grande reforma. Se tudo correr como o previsto, Oliveira acredita que as obras comecem ainda neste ano.
O edital para a licitação está sendo montado e ainda não há uma data para que ser aberto. O custo mínimo previsto é de R$ 8 milhões, podendo chegar a R$ 12 milhões, com recursos da iniciativa privada. O prazo de cessão de uso da empresa vencedora da licitação está estimado em 20 anos.