Um convênio entre as prefeituras de Gramado e Canela formaliza a criação de uma ciclovia entre as duas cidades. Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, André Castilhos dos Reis, a ideia foi sugerida pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
De acordo com Reis, a criação de um convênio de cooperação técnica para integração cicloviária facilita o processo de fornecimento de documentos e informações necessárias para a execução do projeto e da obra. Conforme o secretário, essa é uma maneira de oficializar a ideia de fazer uma ciclovia.
- A gente começou a trabalhar, botamos a mão no serviço, antes nós tínhamos uma ideia e uma intenção, agora nós estamos trabalhando para realizar a obra - ressalta.
O grupo gestor do trabalho integra, além das prefeituras, as câmaras de vereadores, o projeto Gramado Bicicleta e a Associação de Ciclismo de Gramado. O grupo já começou a reunir o que já existe de material, como medições de recuos e fachadas, com o auxílio de documentos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), já que a ciclovia passará pela ERS-235.
Conforme Reis, ainda é cedo para falar em prazo de construção ou preço da obra. Será aberta uma licitação para a realização do projeto, que ligará o centro de Gramado ao centro de Canela em um trajeto de cerca de oito quilômetros.
Transporte
Convênio formaliza criação da ciclovia entre Gramado e Canela
Trajeto de oito quilômetros ligará o centro das duas cidades
GZH faz parte do The Trust Project