Uma tentativa de motim na noite desta terça-feira no Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case), no bairro Reolon, resultou em monitores com ferimentos sem gravidade. Por volta das 21h30min, um dos adolescentes internado para cumprir medida socioeducativa foi liberado para lavar roupas. Ele tentou dominar um monitor. O funcionário levou uma gravata, foi agredido com socos e ameaçado com um estoque (faca artesanal). O adolescente exigia que ele entregasse as chaves que liberam o setor onde eles estavam.
O funcionário conseguiu se desvencilhar, mas outra monitora foi rendida por outro jovem. Um terceiro monitor tentou ajudar os colegas e foi atingido por uma cadeira jogada por um dos adolescentes. Esse funcionário foi ferido na mão com um estoque. Os monitores conseguiram se liberar e, então, os jovens agrediram um adolescente.
Segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, o princípio de motim envolveu sete adolescentes e seis monitores. Os internos causaram danos ao patrimônio do Case e destruíram cadeiras durante a tentativa de rebelião.
Quando a situação foi controlada, todos foram encaminhados ao plantão da Polícia Civil para registro da ocorrência e ao Departamento Médico Legal para exames de corpo de delito. Nenhum deles teve ferimentos graves.