Seu carro está equipado com extintor ABC?
Poxa, pena que não...
Você e mais milhões de brasileiros estão condenados pelas próximas semanas a conduzir seus carros orando para não ser abordados numa blitz, pagar multa de R$ 127,69, levar cinco pontos na carteira e ter o veículo retido.
Não bastasse a sentença estar valendo desde a virada do ano (e você estar orando desde então), o tempo da pena é incerto. Pode levar semanas, meses até o mercado normalizar o fornecimento de extintores ABC.
Tem muita gente buzina com essa lei que entrou em vigor junto com 2015.
Os críticos da lei, naturalmente, são os cidadãos que não trocaram o extintor no prazo e agora não têm como fazê-lo porque o artigo sumiu das prateleiras.
O principal argumento dos críticos é que não houve tempo para trocar o extintor. O argumento é fraco, visto que a troca de equipamento agora em 2015 está prevista desde 2009. Pode, sim, ter havido uma falha de comunicação: não fomos encharcados de campanhas alertando para o fim do prazo para trocar o extintor. Mesmo assim há quem questione: o governo precisa mesmo enterrar rios de dinheiro público para alertar a população sobre a vigência de uma nova regra?
Há divergências...
De todo modo, a adoção do extintor ABC em todo o Brasil atende a critérios de segurança.
Embora eu não possua conhecimento técnico suficiente, arrisco dizer que a medida é boa. Sem dúvida, esta medida é melhor do que a lei lançada no final dos anos 1990 que obrigava todos os motoristas a ter, no porta-malas, um estojo de primeiros socorros.
O estojo devia conter uma tesoura, gaze e esparadrapo. Muita gente foi multada porque não portava o estojo, o kit sumiu do mercado, tudo muito parecido com o extintor ABC. Até hoje não consta que o estojo tenha ajudado a salvar a vida de algum acidentado. Não poderia ter sido diferente: aquela lei virou piada e foi tirada do ar - não sem antes alguém muito esperto ter forrado os bolsos fabricando milhões dos malfadados kits.
Tomara a obrigatoriedade do extintor ABC não seja novo golpe para tungar o bolso do cidadão e beneficiar meia dúzias de espertalhões.
Opinião
Gilberto Blume: Tomara que a obrigatoriedade do extintor ABC não seja novo golpe para tungar o bolso do brasileiro
Tem muita gente buzina com essa lei que entrou em vigor junto com 2015
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: