O Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case) abrirá processo disciplinar contra os três adolescentes que tentaram realizar um motim na noite desta terça-feira. O procedimento pode resultar em sanções. O caso foi registrado na Polícia Civil e também será investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul.
A tentativa de motim começou por volta das 21h30min, quando um jovem que havia sido liberado pera lavar roupas rendeu um monitor. O funcionário tentou se libertar, mas foi agredido a socos. O adolescente tentou ainda utilizar facas artesanais para ferir o funcionário. Quando a vítima conseguiu se libertar, outro jovem rendeu uma monitora. A mulher também conseguiu fugir.
Um terceiro jovem feriu mais um funcionário que tentou ajudar os colegas. O homem foi atingido por uma cadeira e ferido com cortes na mão pelo adolescente que iniciou o tumulto.
De acordo com o diretor do Case, Pedro Falkenbach, os jovens queriam a chave do alojamento deles, que estava fechado. Durante a confusão, os adolescentes também fizeram dois internos reféns. Os jovens têm divergências. Todos os envolvidos passaram por exames de corpo de delito.
O Case de Caxias do Sul tem capacidade para 40 internos, mas atualmente conta com 66.