Eles podem morar em outro continente, mas mantêm as tradições vivas. Até as 22h desta quinta-feira, senegaleses moradores de Caxias do Sul realizam a Grande Festa de Touba.
A festividade é a mais tradicional do Senegal, onde costuma reunir cerca de 3 milhões de pessoas. A comemoração ocorre na sede da UAB. Durante todo o dia, os senegaleses entoam cânticos e poemas escritos pelo líder muçulmano Cheikh Ahmadou Bamba. Eles também leem trechos do Alcorão.
Ao meio-dia foi servido churrasco. À noite será servida comida típica. Em respeito à tradição, todos celebram descalços.
- Cheikh Ahmadou Bamba dizia que devemos agradecer ao deus Alá. Fazemos tudo para tentar agradar, por isso servimos comida e bebida - destaca Cheikh Mbacke Gueye, 26 anos, vice-presidente da Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul.
A celebração, que não tem data fixa no Brasil, é comemorada no mundo inteiro no dia 18 do mês lunar de Safar, conforme o calendário muçulmano e marca a partida do líder parar o exílio. Touba, onde Cheikh Ahmadou Bamba está enterrado, é uma cidade sagrada para os senegaleses.
No ano passado, a festa reuniu mais de 500 pessoas em Caxias do Sul.
Tradição
Senegaleses celebram festa religiosa em Caxias do Sul
Grande Festa de Touba é a principal comemoração religiosa no Senegal
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: