Um vídeo que circulou na semana passada dá bem a dimensão da qualidade das relações que mantemos no cotidiano.
O vídeo mostra uma mulher sendo atropelada sobre a faixa de pedestre.
O atropelamento aconteceu em Passo Fundo, mas poderia ter sido aqui, ali, acolá, pois nossas ações e reações coletivas estão pasteurizadas, no pior sentido.
Exceto quando dirigimos em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, entre outras poucas cidades mais, nossa deseducação aflora valendo.
O atropelamento de Passo Fundo gravado em vídeo sintetiza um de meus temores quando estou ao volante e paro para um pedestre atravessar a rua: temo que esse pedestre seja atropelado por algum condutor que desrespeita e faixa, ignora que estou ali parado para permitir uma travessia e vrummm.... atropela o pedestre que está a atravessar.
Temo tanto esse desfecho que, antes de parar para o pedestre, confiro em todos os espelhos se o que vem atrás poderá ou não provocar alguma tragédia.
Há casos, com frequência, em que o pedestre não terá a travessia facilitada por mim porque o que vem atrás é visivelmente ameaçador.
Aulinha para fixar direitos e deveres:
O que o condutor não pode fazer, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
- Não esperar o fim da travessia do pedestre: infração gravíssima, com multa de R$ 191,53 e perda de sete pontos na carteira
- Não dar vez ao pedestre na faixa: infração gravíssima, com multa de R$ 191,53 e perda de sete pontos na carteira
- Não respeitar o pedestre nas conversões: infração grave, com multa de 127,69 e perda de cinco pontos na carteira
O que o pedestre não pode fazer, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
- Para cruzar a pista, deve tomar precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas, quando existir uma faixa de segurança numa distância de até 50 metros dele.
Assista ao vídeo do atropelamento em Passo Fundo:
Opinião
Gilberto Blume: Vídeo dá a dimensão da qualidade das relações que mantemos no cotidiano
Temo tanto esse desfecho que, antes de parar para o pedestre, confiro em todos os espelhos se o que vem atrás poderá ou não provocar alguma tragédia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: