Um dos crimes de maior repercussão em Caxias do Sul completa quatro anos neste mês. Em 2010, Eduardo Farenzena ficou conhecido por ser o autor confesso do assassinato da representante do concurso Miss Itália Nel Mondo, Cáren Brum Paim.
Ele será julgado nesta sexta-feira por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Atualmente, Farenzena encontra-se preso na Penitenciária Regional de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador. O jovem também aguarda a definição de outro caso: ele confessou ter matado o padrasto Ivandir da Silva Mairesse, em 2011.
Relembre o caso:
1º de dezembro de 2010
O corpo de Caren Brum Paim, de 22 anos, foi encontrado no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, a um quilômetro da sede do distrito. A jovem que era natural de Bagé estava com um fio de fone de ouvido enrolado no pescoço, além de apresentar vários hematomas pelo corpo. A Polícia Civil deu início às investigações.
02 de dezembro
Estudante de engenharia da computação na Universidade de Caxias do Sul e uma das representantes gaúchas do concurso miss Itália Nel Mondo, Caren Brum Paim foi enterrada no cemitério de Bagé. Uma das últimas vezes que Caren apareceu publicamente foi no dia 19 de novembro durante a festa de 10 anos da Revista Almanaque, que era publicada pelo jornal Pioneiro. Naquela noite Caren teve um desentendimento com um jovem, que se dizia apaixonado por ela.
O irmão da vítima, Dionatan Brum Paim, conversou com o Pioneiro por telefone e disse que Caren vinha sendo ameaçada. Na semana anterior foi registrada uma ocorrência policial, depois que um homem invadiu a casa dela. A jovem tinha um namorado desde os 13 anos e morava com ele, a mãe e uma irmã.
Eduardo Farenzena, um dos suspeitos de estar envolvido no crime foi chamado para prestar depoimento no 3º Distrito Policial de Caxias do Sul. Durante o depoimento, ele admitiu que teve uma discussão com Caren no dia 19, durante a festa, mas negou ser o autor do assassinato. Ao jornal Pioneiro, o rapaz disse que namorou com a jovem por um ano. O suspeito havia sido absolvido de um homicídio ocorrido em 2003 na cidade de Bom Jesus.
03 de dezembro
Rosmarina Oliveira Farenzena, mãe de Eduardo, admitiu ter participação na morte de Caren Brum Paim. A vítima e Farenzena eram vizinhos, no bairro Desvio Rizzo. Ela teria ido a pé até a casa do rapaz, após sair da academia. A informação inicial, prestada pela família, era de que o sumiço e crime teriam ocorrido na segunda-feira, porém, a polícia confirmou que foi na terça-feira. Na casa do rapaz houve uma discussão e ela foi esganada, até desmaiar. Depois, o jovem pegou uma gravata e a matou. Em seguida, ligou para a mãe, pedindo ajuda. A mãe foi até a casa do rapaz e ajudou a colocar o corpo no porta-malas do carro, indo com ele até o endereço da desova.
O julgamento de Farenzena
Quatro anos depois, relembre o caso da miss morta por Eduardo Farenzena em Caxias
Assassino confesso será julgado nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project