Pinguins são animais extremamente fieis e um casal foi formado logo que chegou ao Gramadozoo. Em clima de romance, é o terceiro ano consecutivo que a dupla choca ovos no pinguinário do parque. O casal faz rodízio para manter aquecidos os dois ovos no ninho montado entre pedras.
De acordo com o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, a postura do primeiro ovo ocorreu no sábado, e do segundo na segunda-feira.
Os dois pinguins foram levados para o zoológico da cidade em julho de 2009, após serem vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina. Eles foram mantidos em cativeiro já que não teriam condições de sobreviver em vida livre, pois o macho ficou cego de um olho e a fêmea teve a condição respiratória fragilizada. No ano de 2011 ela adoeceu e o macho cuidou e alimentou da companheira, sendo que nesses casos o natural seria o bando a expulsar do grupo.
Em dezembro de 2012 após a recuperação da dupla, nasceram dois filhotes, sendo a primeira reprodução em zoológicos do Brasil. No ano passado a fêmea realizou nova postura, mas nenhum dos ovos eclodiu.
Pela terceira vez
Casal de pinguins em extinção choca ovos no zoológico de Gramado
Dupla se reveza para manter ovos aquecidos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: