Os cerca de 100 mil moradores da região do Desvio Rizzo terão parte do bairro repaginado e com solução ao trânsito intenso. Este é o compromisso da Secretaria Municipal do Planejamento para entregar a obra que já obteve a liberação de R$ 10 milhões de verba federal, integrando o Programa de Aceleração de Cidades (PAC II) para ser executada. A prefeitura deve arcar com pelo menos outros R$ 3 milhões. Além de importantes intervenções como quase quatro quilômetros de pavimentação das ruas Alexandre Frizzo e Cristiano Ramos de Oliveira, drenagem e paisagismo no canteiro central, está prevista a implantação de uma rotatória no ponto que liga as duas ruas e hoje é sinalizada com semáforos.
Foi a criação desta rotária que fez com que a prefeitura tivesse, ainda em 2009, a iniciativa de elaborar o projeto. No entanto, a possibilidade de angariar verba federal deu chance de incluir importantes intervenções que darão mais qualidade para quem vive no Desvio Rizzo ou passa por lá com frequência. O canteiro central será arborizado e comportará por exemplo, academias ao ar livre. Desta forma, o pedestre ganhará mais espaço para trafegar. Além disso, novas paradas de ônibus, envidraçadas e remodeladas, e uma ciclovia com extensão total de cerca de seis quilômetros, incentivam o transporte coletivo ou alternativo.
- Teremos também acesso a cadeirantes, calçadas com indicação para deficientes visuais, tratamento de todos os passeios e a remodelação do canteiro central. É um cuidado a um lugar onde vive população maior que muita cidade - afirma o titular da secretaria de Planejamento, Gilberto Boschetti.
Ainda que o projeto seja grande e contempla diversas etapas de trabalho, a equipe da secretaria acredita que com dinheiro em caixa, saia do papel até a metade do ano que vem. A partir disso, haverá um ano e meio de obras.
- Durante a obra, é possível até que a prefeitura indique um acesso secundário para quem chega da RSC-453 para que a obra siga no ritmo ideal - explica o arquiteto da prefeitura, Tarciso Viero.
Infraestrutura
Bairro Desvio Rizzo, em Caxias, ganhará pavimentação e obras de melhorias até fim de 2016
Importantes intervenções devem ser realizadas, como a pavimentação das ruas Alexandre Frizzo e Cristiano Ramos de Oliveira
GZH faz parte do The Trust Project