Um leitor escreveu condoído com uma cena que diz ser habitual no caminho entre Caxias e Nova Petrópolis:
"Ontem vi um filhote de macaco morto na BR-116. Tinha sido atropelado minutos antes, pois na margem estavam macacos adultos gritando, provavelmente pais e irmãos. É pelo menos a quinta vez que vejo a cena no trecho entre a ponte sobre o Rio Caí e o acesso ao Ninho das Águias."
Mais importante biólogo de todos os tempos, Charles Darwin comprovou que os macacos emitem as mesmas expressões faciais dos humanos. Exceto o franzir da testa, traço característico dos humanos e inexistente nos macacos, nós e eles manifestamos no rosto os sentimentos de dor, alegria, tristeza, surpresa, etc.
É muito provável que os macacos à beira da BR-116 lamentavam a morte de um integrante do grupo. O leitor, chocado com a cena, empregou as faculdades intrinsicamente humanas para ajudar os animais: escreveu ao jornal apelando por providências.
É quais providências o leitor sugere?
Coisa simples, barata e eficaz. Redes sobre a BR.
As redes esticadas sobre a estrada serviriam de ponte para a travessia de animais, entre eles macacos. O leitor sugere que se faça Ctrl C + Ctrl V de uma tática adotada há anos numa estrada baiana.
A BA-001 corta matas nativas ao longo de 95 quilômetros entre Ilhéus e Itacaré, sul baiano, região da Costa do Cacau. Os baianos esticaram estreitas redes sobre a BA-001 para evitar que os animais cruzem a estrada pelo solo.
Naturalmente, o ambiente de lá é diferente do ambiente aqui da Serra, mas as duas regiões ainda abrigam espécies selvagens nas matas nativas. Darwin também comprovou que os animais se comportam de forma semelhante diante dos mecanismos existentes, naturais ou artificiais.
Se os macacos baianos aprovaram as redes, por que os macacos gaúchos não as aprovariam?
A solução das redes é inusitada, mas eficaz. Baratas e de fácil instalação, talvez as redes possam ser estendidas sobre a BR sem licitação.
O prefeito de Nova Petrópolis faria um golaço se encampasse a proteção dos animais que ainda vivem no tão celebrado Jardim da Serra Gaúcha.
Com ou sem redes, é inquestionável que o Dnit e o Daer espalhem placas em todos os pontos que (ainda) abrigam animais silvestres.
Opinião
Gilberto Blume: Uma ponte aérea para salvar os animais
Leitor sugere a colocação de redes sobre as BRs
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: