Não é novidade para ninguém que o atendimento do SUS anda pela hora da morte. Não raro, consultas com especialistas demoram meses, exames demoram meses. A explicação recorrente é a falta de médicos. Há anos se diz que faltam médicos interessados em trabalhar para o SUS porque a tabela salarial não lhes interessa. Também não é novidade para ninguém que o atendimento da saúde privada anda pela hora da morte. Não raro, a espera por consulta nos plantões dos planos demora o mesmo tempo que demora a espera por consulta nos postões e nos postinhos.
Às vezes demora mais.
Acaso na saúde privada também faltam médicos?
Onde, afinal, se enfiam os médicos despejados anualmente à mancheia no mercado pelas faculdades de medicina?
Uma das diferenças entre a demora no atendimento no SUS e a demora no atendimento na saúde privada é a exposição, a grita, o debate, a cobrança. O péssimo atendimento no SUS sai na imprensa, o tema ocupa generosa fatia da campanha eleitoral, os candidatos prometem o que sabemos dificilmente vão cumprir, nós votamos em quem nos apresenta o que consideramos o programa de saúde mais crível. Quando o atendimento é péssimo nos planos de saúde a visibilidade é bem mais escassa. Eu conheço, certamente você também conhece, alguém que tinha hora marcada num consultório e teve de esperar uma, duas horas, três horas para ser atendido.
O que irrita o vivente é a falta de informações.
Custa o consultório privado telefonar para o cliente (sim, as relações nos planos de saúde não são de médico-paciente, mas de plano-cliente) e avisar que a consulta atrasará uma hora e meia?
Durante a espera pelo atendimento a regra se mantém: ninguém diz nada, ninguém informa nada.
Chega a ser engraçado observar a atmosfera de falsa paciência que domina as antessalas dos consultórios: um bando de clientes folheando revistas antigas sem certeza alguma de que o atendimento será no horário marcado, daqui 15 minutos, com duas horas de atraso.
O pior de tudo é não poder reclamar.
Você reclama quando a consulta atrasa uma hora e quinze minutos?
Eu não, eu jamais reclamaria. Reclamar sempre pressupõe que o atendimento poderá ser péssimo.
Sugestão: quando finalmente for chamado, arme a melhor cara que conseguir armar e entre nos domínios do deus-médico remoendo em silêncio o desrespeito a que foi submetido.
A Anvisa bem que poderia promover uma pesquisa de satisfação entre os clientes dos planos de saúde.
Opinião
Gilberto Blume: A antessala é um inferno
Não é novidade para ninguém que o atendimento do SUS anda pela hora da morte
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: