Irma Overlock apresenta todos os sintomas que tipificam o analfabetismo digital.
É natural que seja assim, pois antes mesmo da era da internet a costureira já empilhava todas as características do analfabetismo funcional.
Na prática, Irma transferiu suas ignorâncias com as letras tradicionais para as redes sociais, ambiente igualmente formado pela insubstituível combinação de letras e palavras (argh!).
O analfabetismo funcional & digital de Irma se materializa no face. A costureira come, dorme, bebe, respira pelo face. Para ela tudo, absolutamente tudo o que cai na rede é peixe.
Como ela raramente entende a essência do que lê, os comentários que emite são de uma burrice fe-no-me-nal.
- Burra, burra, burra - repetem sem trégua as amigas.
As amigas estão seriamente preocupadas com a costureira. Tudo porque Irma anda publicando tolices que roçam bem de perto a calúnia, a injúria e a difamação. A amiga corre risco sério e real de ser acionada judicialmente pelos ataques pessoais que dispara sem critério, sem noção, sem elegância, sem papas, sem, sem, sem.
Pior, há coisas que Irma leu, não entendeu e comentou no face que são lidas, não entendidas e comentadas no face por outros milhares de analfabetos funcionais & digitais.
- As tolices que Irma tecla tomam dimensões catastróficas. Pior de tudo é saber que tem caminhões lotados de outros tolos que concordam com as sandices que ela comete.
As amigas insistem, tentam trazer um pouco de luz à cabecinha oca da costureira, mostram que ela subutiliza o face, que:
- Preste atenção, amiga: a versão distorcida dessa leitura deturpada e rasa que você faz da realidade acaba prevalecendo como verdadeira em detrimento da fonte primeira que emitiu os fatos, e isso não ajuda em nada na transformação das coisas, das pessoas, minimizando sobremaneira a importância e o papel que as ferramentas sociais representam nessa...
- Hã?! - desconversa a analfabeta funcional & digital & oral diante do falatório.
- Burra, burra, burra - repetem as amigas.
Irma Overlock é costureira de mão cheia. Ela plissa, dobra, emenda, amarra. As derrapadas que publica no face, porém, são amadoras demais.
- Burra, burra...
Sem entender lhufas do que as amigas estão falando, Irma mergulha no face.
Opinião
Gilberto Blume: Irma Overlock, a burra
Costureira apresenta todos os sintomas do analfabetismo digital
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: