O Capitel da Mariana, tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, foi removido uma distância de cerca de quatro metros no mesmo terreno em que está, na Rua Matteo Gianella, bairro Santa Catarina. A transferência, realizada na manhã de hoje, era exigência do processo de tombamento, de 2002, que na época previu a possibilidade de alargamento da Rua Matteo Gianella.
A responsabilidade coube à Senador Empreendimentos Imobiliários, que construirá um prédio no restante da área. A empresa foi notificada pelo Departamento de Memória e Patrimônio Cultural de Caxias a apresentar projeto de restauro e conservação do bem. A coordenadora de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Liliana Henrichs, acredita que o capitel estará restaurado em um prazo de dois meses, inclusive com projeto de paisagismo e iluminação.
- A população poderá apreciar um capitel restaurado, cuja imagem de Nossa Senhora do Rosário, hoje de posse da comunidade, será recolocada em um local seguro - diz Liliana, destacando que é o único capitel tombado localizado na área central de Caxias.
A operação de remoção exigiu muito cuidado, porque havia o receio de que a estrutura, datada de 1924 e que pesa aproximadamente duas toneladas, pudesse ser prejudicada.
- Alguns tijolos podiam ter esfarelado, comprometendo a estrutura. Mas foi uma operação bem sucedida - disse o arquiteto urbanista Luís Pedro Sambaquy, responsável técnico pela remoção.
O capitel era de propriedade de Maria Ana Bascu, e depois foi herdado por Suely Bascú. A construção, conforme registros históricos, era dedicada a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A pequena imagem que habitava o interior do capitel teria sido trazida do Tirol pela família de Giovanni Michele, vizinha da família Bascu.
Patrimônio
Capitel histórico será restaurado no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul
Pequena capela foi removida cerca de quatro metros na manhã desta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project