Após cerca de 200 ganeses terem desembarcado em Caxias do Sul na última semana, o Ministério da Justiça afirmou que dará apoio financeiro à prefeitura de Caxias do Sul para acolher, emergencialmente, os imigrantes. O prefeito Alceu Barbosa Velho entrou em contato com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e também com a Secretaria Nacional da Justiça.
Segundo o prefeito, o Ministério da Justiça se comprometeu a mandar uma comitiva para a cidade, ainda sem data definida, para avaliar a situação dos ganeses que permanecerem em Caxias. O objetivo é saber se todos, de fato, podem solicitar o pedido de refúgio.
Os imigrantes ganeses têm entrado legalmente no Brasil com vistos para a Copa do Mundo. Eles chegam de avião por São Paulo. Parte fica em São Paulo e outros seguem para Criciúma, em Santa Catarina. A prefeitura de Criciúma já tem pistas de pessoas suspeitas de cobrar para trazer os ganeses ao país. O grupo teria ramificações em Criciúma e Chapecó. A procura por Caxias é porque na cidade serrana a Polícia Federal conta com mais estrutura para atendê-los. Assim, o protocolo é feito mais rapidamente.
Os imigrantes buscam apoio na Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias, no bairro Desvio Rizzo. Com a proximidade do fim da Copa do Mundo, o fluxo é menor. Na quarta-feira, apenas seis chegaram a Caxias. Desde sexta, uma força-tarefa foi montada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores para preencher os formulários de solicitação de refúgio dos imigrantes.
Auxílio
Ministério da Justiça garante ajuda à prefeitura de Caxias para atender ganeses
Imigrantes entraram legalmente no Brasil
GZH faz parte do The Trust Project