Farroupilha inaugurou na tarde desta segunda-feira um residencial terapêutico para atender pessoas com transtorno mental grave e que necessitam de cuidado permanente. O espaço, localizado na Rua Tiradentes, 240, no Centro, possui capacidade para 10 usuários e conta com uma equipe de quatro profissionais, sendo um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um cuidador e um auxiliar de cuidador. Para as consultas psicológicas e psiquiátricas, ocorre o encaminhamento ao Caps.
- A intenção é que os usuários fiquem aqui até terem condições de voltarem a conviver com seus familiares ou até mesmo morarem sozinhos. Queremos que eles retornem ao convívio social - explica a secretária de saúde Solange Sonda.
O residencial é semelhante a uma casa, com quartos, cozinha, banheiros individuais, sala de convivência e pátio. A estrutura já está em funcionamento desde o dia 2 de junho e atende há três pessoas, sempre de forma gratuita. Uma delas mora em Antônio Prado e está no residencial por meio de um acordo entre as prefeituras de ambos os municípios.
Saúde
Residencial terapêutico para tratar pessoas com transtorno mental é inaugurado em Farroupilha
Espaço se localiza no Centro e tem capacidade para 10 usuários
GZH faz parte do The Trust Project