Nesta quarta-feira, às 14h, acontece a V Mostra de Talentos no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. A atividade contará com a apresentação de 250 crianças de 10 entidades da rede de proteção à criança e ao adolescente. O encontro é alusivo ao Dia Mundial, Nacional e Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. O tema da campanha neste ano é Todos Contra o Trabalho Infantil.
A data reforça a reflexão acerca do trabalho infantil, que compreende crimes como exploração sexual comercial, a utilização da criança e adolescente no tráfico de drogas, todas as formas de trabalho forçado e escravo, o recrutamento para as guerras e todas as atividades que, por sua natureza, causem dano na saúde, na segurança e na moralidade da criança e do adolescente.
A V Mostra de Talentos é uma realização do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi).
Dados oficiais indicam que existem no Brasil, atualmente, 3,5 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho proibido. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) 2011, no Rio Grande do Sul existem 217.312 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em postos de trabalho, sendo 39.659 crianças entre 10 e 13 anos, onde o trabalho é proibido por lei.
Na região de abrangência do Cerest/Serra, que compreende 49 municípios, de 2006 a 2011 foram notificados ao Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador (SIST) 42.574 acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Destes, 1.202, o que corresponde a 2,8% são notificações referentes a crianças e adolescentes, sendo informados desde ferimentos superficiais até fraturas e esmagamentos de membros.
Em Caxias do Sul, o trabalho proibido aparece na prestação de serviços, na agricultura e dentro dos lares, onde o adolescente deixa de frequentar os bancos escolares para ser responsabilizado pelas atividades domésticas.
Reflexão
Evento alusivo ao dia de combate ao trabalho infantil ocorre nesta quarta-feira, em Caxias
Atividade ocorre no Centro de Cultura Ordovás
GZH faz parte do The Trust Project