Os moradores de Jaquirana receberam uma boa notícia nesta sexta-feira depois do desmoronamento da ERS-110. Um acesso secundário que estava interditado por conta da cheia do Rio Tainhas foi liberado no início da tarde. Com isso, as famílias do interior e da zona urbana podem usar novamente a estrada para entrar ou sair da cidade.
A ligação é feita por uma ponte que estava submersa na água desde a madrugada de quinta-feira. Por esse trajeto, a distância de Jaquirana até a ERS-110 é de apenas 14 quilômetros. Com a interdição da rodovia, os moradores precisavam usar um desvio por Cambará do Sul para se deslocar a Caxias do Sul ou para Região das Hortênsias, o que aumentava a distância em 100 quilômetros. A outra alternativa era seguira pela BR-285 e BR-116 via Vacaria.
Se o rio não subir novamente, o transporte escolar será normalizado já na segunda-feira. A ponte não é recomendada para veículos pesados como carreta e bitrem.
A ERS-110 continuava bloqueada na altura do Km 75. Ao meio-dia de quinta-feira, uma cratera abriu na pista e engoliu dois veículos, deixando uma mulher ferida.
>> 'Foi um anjo bom que nos salvou', diz sobrevivente de desmoronamento na ERS-110
>>"Foi num piscar de olhos e parecia uma vida inteira", relembra caxiense que caiu em cratera na ERS-110 em Jaquirana
Veja vídeo da cratera na ERS-110:
No mapa, veja onde o acidente aconteceu: