A centenária capela São Pantaleão, no interior de Garibaldi, começou a ser restaurada nesta segunda-feira. Com 115 anos de história, a capela foi tombada em 2007. O projeto arquitetônico de restauro foi elaborado pela empresa caxiense Squadro Arquitetura e Engenharia e aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e Lei Rouanet.
A obras serão feitas pela Empresa Cidade Projetos e Construções Ltda, de Bento Gonçalves.
Já o restauro do acervo interno ficará sob responsabilidade da artista Marinês Gallon, que tem em seu currículo o restauro do antigo Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.
A captação de recursos pela LIC se faz por meio de empresas que aceitem destinar parte dos impostos ( ICMS) ao projeto. As empresas Sulgás, Tramontina Garibaldi, Jomat Ltda, Bortolini Móveis, Metalúrgica Martinazzo, Móveis Casttini e Cooperativa Agrícola Cairu já aceitaram participar, totalizando 80% dos recursos necessários.
Para arrecadar os outros 20% (R$ 188 mil), a Associação dos Amigos da Igreja São Pantaleão (AMISPA) busca mais empresas interessadas. Mais informações na Secretaria Cultura, pelo fone (54) 3462-8247.