O tradicional Cipave (o Programa de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) dá a largada para mais um ano de atividades em Caxias do Sul. Desenvolvido pela Guarda Municipal, conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Bombeiros, secretarias de Educação e Segurança Pública e Escola Pública de Trânsito. Juntos ou individualmente, os órgãos realizam palestras, treinamentos, apresentações teatrais e orientações para as escolas e pais.
Com o início do ano letivo, a agenda de visitas às escolas municipais já está lotada, mas sempre é possível abrir espaço em caso de necessidades específicas. Além de toda a equipe envolvida no programa, os alunos ainda contam com a simpatia do mascote Cipavinho. Durante a Festa Nacional da Uva, o Cipave esteve presente com o ônibus Cipamóvel e o Cipavinho (foto) para mostrar à comunidade os resultados e os benefícios para os pais e alunos que recebem a visita do programa.
Desde sua criação, em 2007, o programa é coordenado por Raquel Zanotto Maffessoni. Ela diz notar os resultados positivos nas escolas e no comportamento dos jovens depois de conhecerem o projeto.
-Percebemos a diminuição nas pichações e depredações das escolas, das brigas e até do consumo de álcool e drogas - comenta Raquel.
O programa conta com um sistema interno, chamado de Cipave online. As direções das escolas possuem acesso a ele e podem fazer a solicitação de visitas dos profissionais, bem como traçar o perfil de necessidades. Informações sobre o Cipave pelo telefone (54) 3901.2323, ramal 224.
Educação
Cipavinho está apostos para mais um ano de trabalho em Caxias do Sul
O mascote faz parte do programa de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar
GZH faz parte do The Trust Project