A chuva forte que caiu na noite deste sábado deixou ruas e casas alagadas em diversos pontos da cidade. No bairro Esplanada, por exemplo, a água que desce de morros no entorno das garagens da Visate se concentrou na esquina das ruas Mozart Perpétuo Monteiro e Júlio Calegari. Pelo menos oito casas foram invadidas pela água.
- É sempre a mesma história quando chove. Moro no bairro há quatro anos e sempre presencio o drama dos moradores quando chove. O sistema de drenagem não dá vazão pra água. Chega a fazer um redemoinho onde tem a tubulação de esgoto - relata o almoxarife Maicon de Moura Heinrich.
Segundo o secretário de Obras, Adiló Didomênico, apesar da cidade já ter concluído diversas obras de drenagem, os alagamentos são imprevisíveis devido ao volume de chuva.
- No Cânion, por exemplo, uma rede rompeu por causa do acúmulo de lixo. As pessoas não tem consciência que a atitude de jogar lixo na rua pode prejudicá-las. Essa não será a primeira vez que teremos que refazer todo sistema de drenagem do bairro. Nos outros pontos da cidade, acredito que o motivo principal foi o grande volume de chuva concentrado nos primeiros minutos. Isso porque as bocas de lobo não conseguem absorver toda a água - explica o secretário.
Outros relatos de alagamentos emergem na Rua Claudino José Covolan, bairro Marechal Floriano, na Augusto Borsarini com Floriano Prezzi, no Pio X, e na Perimetral Sul, no Kayser. No Reolon, segundo a moradora Stefani Franco Pereira, 19, pelo menos seis casas foram inundadas na Rua Clóvis Gonçalves Maciel.
- Em dezembro já tínhamos perdido tudo e ninguém faz nada _ relatou.
- Minha vizinha está em São Paulo e a casa dela está toda alagada. Tenho outros vizinhos que também estão com problemas. É sempre assim - contou Elir Morone, 53, moradora da Rua Claudino José Covolan, próximo ao Enxutão.
Também devido à chuva forte, os portões 3 e 8 da Festa da Uva foram fechados temporariamente. O acesso para o Parque passa a ser o Portão 6A.
Aguaceiro
Chuva da noite deste sábado causa prejuízos em bairros de Caxias do Sul
Alagamentos foram registrados em pontos como Esplanada, Marechal Floriano, Kayser, Reolon e Cânion
GZH faz parte do The Trust Project