A idosa de 78 anos que segue alimentando os pombos da Praça Dante Alighieri, mesmo diante da proibição municipal, receberá uma multa a cada vez que for flagrada distribuindo comida aos animais. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Adivandro Rech, não há outra penalidade prevista para Idiati Mondin, 78 anos, ainda que ela insista em alimentar os animais todos os dias.
- Não há tratamento diferenciado para ela. A legislação deve ser obedecida por todos e ela nos desrespeita. Ela só está prejudicando os pombos, que estão acima do peso e se reproduzindo de forma exagerada. Isso causa uma superpopulação destes animais na Praça, e incomoda todos que passam por lá - entende o secretário.
>> OPINE: Como você acha que a prefeitura deve se posicionar em relação à moradora que, contrariando a lei, alimenta os pombos para pagar uma promessa religiosa?
Segundo Adivandro, diariamente, são encontrados até quatro quilos de milho no chão da praça. Com o alimento disponível, os pombos não se deslocam para outros lugares da cidade e, assim, se concentram no Centro.
- Essa comida que ela fornece não é adequada. Os pombos estão obesos e doentes. Eles não morrem de fome se ela não der comida, eles buscam o alimento natural para eles_ garante.
Desde que a lei entrou em ação, no início de novembro, três multas foram aplicadas. A multa para quem desrepeita a lei é de R$ 233,90. Em caso de reincidência, passa a R$ 467,80.
Na manhã da segunda-feira, Idiati Mondin foi multada por alimentar os pombos e por desacato a uma servidora pública.