Moradores de Fagundes Varela, Veranópolis e Cotiporã estão sem energia elétrica há mais de 30 horas. Segundo a RGE, são mais de três mil clientes afetados, principalmente na área rural. O motivo, de acordo com a companhia, é a danificação na rede elétrica devido ao temporal. A previsão é de que a energia seja restabelecida até o final desta terça-feira.
Os principais prejudicados são os produtores de leite, que não conseguem armazenar a bebida por falta de refrigeração. Segundo o prefeito de Fagundes Varela, Jean Fernando Sottili (PDT), os produtores evitam, há quase dois dias, ordenhar as vacas.
- Temos mais de 300 produtores de leite na cidade, já que é a nossa segunda principal economia do município. Estamos pressionando a RGE para que a energia retorne o quanto antes - comenta o prefeito.
De acordo com a Emater de Fagundes Varela, outros prejuízos do temporal atingiram a região. Um aviário registrou a morte de mil frangos na segunda-feira, após a falta de energia elétrica e o telhado ter sido arrancado pelo forte vento durante a madrugada.